Breve histórico sobre aula invertida:

 

 Breve histórico sobre aula invertida

Segundo Valente (2014) a ideia da sala de aula invertida não é nova e foi proposta inicialmente por Lage, Platt e Treglia (2000), concebida como “inverted classroom” e 4 usada pela primeira vez em uma disciplina de Microeconomia em 1996 na Miami University (Ohio, EUA). Essa abordagem foi implantada por esses autores em resposta à observação de que o formato de aula tradicional era incompatível com alguns estilos de aprendizagem dos alunos. Com isso eles planejaram a disciplina na qual os alunos realizavam, antes da aula, leituras de livros didáticos, assistiam a vídeos com palestras e apresentações em PowerPoint com superposição de voz. Para garantir que os alunos estudassem o material, eles tinham que completar uma lista de exercícios que era gerada aleatoriamente e avaliada periodicamente, valendo nota.

O que é sala de aulas invertida?

A sala de aula invertida, também conhecida como flipped classroom, é uma metodologia ativa de ensino que inverte a tradicional sequência de aprendizagem. Nesse modelo, os alunos cessam o conteúdo fora da sala de aula, geralmente por meio de vídeos, leituras ou outros recursos online, antes das aulas presenciais.



Então, durante o tempo em sala de aula, o foco é direcionado para atividades práticas, discussões, esclarecimento de dúvidas e aplicação do conhecimento.

O principal objetivo de sala de aulas invertida é aprimorar o aprendizado dos alunos, revertendo o modelo tradicional, assim concentrando o tempo das aulas na compreensão dos estudantes através de práticas e interações, e não na aula em si. Para fazer isso, os professores publicam conteúdos como vídeo aulas on-line para os alunos assistirem em casa, antes da próxima aula.



Isso permite que o tempo em classe seja dedicado à expansão e ao domínio do material por meio de exercícios, projetos e discussões colaborativas. Essencialmente, o dever de casa, que normalmente é feito fora de classe é realizado na sala de aula, enquanto as lições que geralmente são feitas na sala de aula são visualizadas em casa. 

 

Comentários