Sala de aula invertida
Em um mundo globalizado, a integração das novas tecnologias ao projeto pedagógico é fundamental para se aproximar da geração atual de estudantes. A Sala de aula invertida, uma metodologia ativa de aprendizagem, surge como uma forma inovadora de ensinar, permitindo aos professores personalizarem a educação e oferecer mais autonomia aos alunos. A tecnologia é essencial nesse processo, mas sua utilização adequada é fundamental para o sucesso da metodologia. A internet e outras tecnologias educativas como o youtube Edu e a Khan Academy têm potencial para revolucionar a forma como os alunos aprendem. A Sala de aula invertida inverte a lógica da sala de aula tradicional, com os alunos aprendendo o conteúdo em casa e usando o tempo em sala de aula para atividades práticas, debates e discussões. Essa metodologia valoriza o papel do professor como mediador do conhecimento e incentiva os alunos a assumirem a responsabilidade por sua própria aprendizagem. Estudos mostram que a Sala de aula inve
O método da aprendizagem Flipped Classroom, se pontencializou ainda mais na pandemia, pois o estudante adquire conhecimento fora da sala de aula, assim o aluno tem mais autonomia e responsabilidade pessoal, desenvolvendo suas competências. Com isso muitos estudantes em todos os níveis e modalidade de ensino nesse cenario, se tornaram facilitadores e detentores de um tipo de conhecimento tecnologico, com facilidade em cursos onlines, workshop, seminário reunião.
ResponderExcluirPara falar de Sala de aula invertida é preciso falar de técnicas de ensino e
ResponderExcluirda tecnologia. A respeito de técnicas de ensino e dessa proposta, Castanho (2013,
p. 94-7) nos mostra que:
Discutir sobre técnicas de ensino remete à reflexão sobre a
apropriação, por parte dos estudantes, dos instrumentos teóricos e
práticos necessários ao equacionamento dos problemas encontrados
na prática social. Tem havido poucas tentativas de se compreender
como os diferentes discursos e práticas de sala de aula funcionam
na formação das consciências e comportamentos dos estudantes. É
nesse contexto que precisamos pensar sobre a questão das técnicas
de ensino. A técnica é sempre meio para, nunca fim. A técnica deve
ajudar a abrir perspectivas para que o estudante possa expor ver
dadeiras questões, permitindo-lhe progredir e avançar sozinho. O
diálogo abre o campo da verdade porque põe em circulação uma
pluralidade de pontos de vista.